O ano de 2023 contou com disputas importantes no mundo da natação que servem como parâmetro para alinhar as expectativas para as olimpíadas de Paris 2024. Os jogos Pan-Americanos em Santiago e o Mundial de Natação, em Fukuoka, Japão, tiveram diversos brasileiros presentes e muitos que disputarão as olimpíadas.
No Mundial de Natação, a equipe brasileira teve um desempenho preocupante, sem nenhuma conquista de medalhas. A falta de pódio não acontecia para o Brasil desde o Campeonato Mundial de 2007 e foi motivo de reflexão sobre qual situação o país chegaria para as olimpíadas.
Já nos Jogos Pan-Americanos, a história foi outra. Das 205 medalhas conquistadas na competição, 25 foram da natação e o grande destaque fica para o primeiro nome da lista, Guilherme Costa, campeão em quatro provas diferentes e principal nome da delegação brasileira na natação.
Maria Fernanda Costa também se destacou em suas competições, após conquistar três medalhas de prata, incluindo uma em revezamento com Stephanie Balduccini, nadadora que também conquistou o ouro em revezamento misto e uma medalha de prata individual.
Na mesma linha, Guilherme Caribé é o segundo nome masculino da delegação brasileira. Ele também fez parte do ouro no revezamento misto e masculino, além de mais uma primeira colocação individual nos 100 metros livres. Léo de Deus e Vinicius Lanza fecham a lista com um prata individual cada conquistado e a promessa de um bom desempenho olímpico.
Agora, quando o assunto é águas abertas, claro que vem um nome à cabeça: Ana Marcela Cunha. O grande destaque, não só do Brasil, uma das favoritas a brigar pelo ouro. Porém, diferentemente das piscinas, a principal competição das águas abertas ainda está por vir e definirá os atletas classificados para as olimpíadas Paris 2024. Além da Ana Marcela, Viviane Jungblut também participa do 21º Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, Doha 2024, entre as mulheres. Já no masculino os competidores brasileiros serão: Henrique Silveirinha e Pedro Farias.
Muito pode acontecer em seis meses e a delegação brasileira ainda não foi anunciada, alguns nomes ainda podem surgir e outros podem acabar não participando, mas se baseando em desempenho recente, esses são os nomes nos quais podemos colocar alguma expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.