A poluição do Rio Sena ainda segue atrapalhando os planos dos Jogos Olímpicos de Paris2024. Faltando pouco mais de 3 meses para o evento, tanto o Triathlon quanto as provas de Maratona Aquática estão cercadas de incertezas.
O presidente do Comitê Organizador, Tony Estanguet, afirmou que algumas alternativas estão sendo elaboradas para reduzir os danos, o que inclui o adiamento da prova maratona aquática para uma data mais próxima ao final da Olimpíada.
Ao mesmo tempo, ele afirma que não há plano B para o percurso do Triathlon. Caso a água esteja imprópria, provavelmente o evento terá apenas ciclismo e corrida, ou seja, um duathlon.
A ONG Surfrider Foundation alerta insistentemente para o estado das águas do rio Sena. Periodicamente, ela coleta e analisa amostras do líquido e sustenta que o nível de bactérias fecais é muito acima do aceitável.
A Prefeitura de Paris afirma que a água estará em condições de receber o evento. Tanto a Rio2016 quanto Tóquio2020 viveram situações similares com a poluição, mas as disputas foram realizadas.
Em agosto de 2023, durante o Evento-Teste de Triathlon para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a poluição no Rio Sena já tinha sido considerada elevada demais e os atletas disputaram apenas o duatlhon.
Leia Mais: Os melhores triatletas de todos os tempos