É mais comum do que deveria. Um vacilo difícil de esquecer. A famosa cena dos ciclistas cruzando a linha de braços abertos, algumas vezes, produz situações como na Amstel Gold Race, disputada neste domingo, 14/4, nos Países Baixos. Marianne Vos (Visma Lease a Bike) levou a vitória depois de uma bobeada incrível de Lorena Wiebes (SD Worx).
Wow! Marianne Vos @marianne_vos (@vismaleaseabike) pulou na frente de Lorena Wiebes que já comemorava a vitória! #AGR24 #AGRWomen #AGR2024 pic.twitter.com/QbbuwtC6G0
— BikeBlz (@BikeBlz) April 14, 2024
A imagem photofinish abaixo torna ainda mais tragicômico o instante em que Vos ultrapassa a compatriota Wiebes. Em uma prova onde o prêmio é um copo de cerveja, a expressão ‘colocar água no chopp’ fez mais sentido do que nunca. Essa foi a vitória número 251 na carreira de Marianne Vos. “Eu cometi um erro estúpido. Depois do grande trabalho da minha equipe, eu errei. Isso me deixa ainda mais faminta para o próximo ano. Vou passar algumas noites pensando nesse momento”, disse Wiebes depois da prova.
TOM PIDCOCK VENCE NO MASCULINO
Na sequência da disputa feminina, que foi encurtada por um incidente, os homens entraram na disputa. O campeão mundial Mathieu Van der Poel (Alpecin) era o centro das atenções. Logo após ter vencido a Volta de Flandres e a Paris-Roubaix nas semanas anteriores, entretanto, o neerlandês fez uma prova um pouco mais contida, permitindo o sucesso de uma fuga de bons nomes.
Entre eles, o britânico Tom Pidcock (Ineos), que levou a melhor em um sprint reduzido, batendo Mark Hirschi e Tjes Benoot, que completaram o pódio. Foi a primeira vitória de Pidcock na temporada e apenas a quarta da sua equipe, dona do maior orçamento do pelotão.
Depois da vitória, Pidcock, dono do melhor humor inglês, brincou que foi necessário vencer duas vezes para se tornar campeão de uma Amstel Gold Race. A referência é a disputa de 2021, quando o photofinish indicou a vitória de Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike). Porém, as imagens nunca foram satisfatoriamente claras.
A Amstel Gold Race é conhecida como a primeira das três Clássicas Ardenas. Completam a trinca a Flèche-Wallone e a Liegè-Bastongne-LIegè, que acontecem ainda nesta semana.