Os brasileiros voltaram a dominar o topo do pódio do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza. Neste domingo, dia 25, na Nova Beira-Mar, o goiano Santiago Ascenço e a pernambucana Ana Augusta Barbosa venceram a nona edição do evento, depois de um domínio gringo no ano passado. Santiago, que vem de título na etapa do Rio de Janeiro, completou os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida com o tempo de 4h02min03, enquanto Ana Augusta completou o desafio no tempo de 4h32min10.
Destaque para a força do triatlo nordestino na etapa, que colocou quatro representantes entre os seis nos dois pódios. No masculino, o potiguar Cid Barbosa foi o vice, com 4h06min17, e o cearense Flavio Queiroga o terceiro, com 4h07min33. Já entre as mulheres, o vice foi para a cearense Mikelle Coelho, com 4h37min52, e o terceiro posto para Nuzia Naila Batista, de Brasília, com 4h48min22.
Pódio Masculino Ironman 70.3 Fortaleza
A movimentação na Nova Beira-Mar começou cedo. Com largada às 5h45, os cerca de mil atletas de 13 países chegaram à área de transição para os últimos ajustes ainda na madrugada. Mas o horário não incomodou os participantes, que desde a saída imprimiram um ritmo bastante forte, aproveitando a temperada amena.
Embalado pela recente vitória no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro, em junho, e o excelente momento, Santiago Ascenço saiu entre os primeiros da natação e, no ciclismo, deu um show. Tanto assim, que completou a fase com mais de quatro minutos de diferença para o segundo colocado, o tetracampeão da etapa José Belarmino. Com essa vantagem, ele precisou apenas manter o ritmo para garantir a segunda vitória consecutiva na temporada.
“Prova dura aqui, mas me sinto em casa, pois venho para cá sempre. Dia de muita felicidade e que deu tudo certo e foi só aproveitar. Foi meu 55º IRONMAN 70.3 da carreira e espero que venham mais”, destacou. Santiago disse ainda que estava se sentindo diferente na véspera. “Momento bom, tudo dentro do programado. Mas ontem senti uma coisa diferente, com a obrigação de ganhar. Acabei ficando nervoso como se fosse a primeira vez. Mas, vamos em frente”, encerrou.
Feminino
Pódio Feminino Ironman 70.3 Fortaleza
A disputa do feminino foi mais acirrada. Luisa Pais, que foi vice no Rio, começou liderando a prova após uma excelente natação. Mas a disputa apertou no ciclismo e corrida, com Ana Augusta encostando e conseguindo abrir vantagem a partir da metade da prova, aproveitando também a queda de rendimento de Luisa – que terminou em quarto. Com melhores tempos que Mikelle e Nuzia, a pernambucana completou em primeiro lugar.
“Estava insegura pela prova e não tinha expectativa de vencer. Não fiz o ciclo que queria, mas pedi a Deus que tivesse vento e calor, pois estou acostumada com isso. E, felizmente, deu certo. A prova foi excelente e não tem nada que se possa criticar. Agora vou prestigiar a prova de Aracaju, no dia 24 de novembro”, destacou a campeã.
O calendário prossegue em setembro, no dia 22, com o Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo, na Cidade Universitária – USP. A etapa final da temporada será em novembro, com a estreia do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Aracaju (SE).
Resultados 2024
Masculino
1. Santiago Ascenço (BRA), 04:02:03 – GO
2. Cid Florencio Barbosa Santos (BRA), 04:06:17 – RN
3. Flavio da Silva Queiroga (BRA), 04:07:33 – CE
Feminino
1. Ana Augusta Lima Soares Barbosa (BRA), 04:32:10 – PE
2. Mikelle Coelho (BRA), 04:37:52 – CE
3. Nuzia Naila Gomes Batista (BRA), 04:48:22 – DF
Campeões
2014 – Guilherme Manocchio (BRA) e Haley Churra (EUA) – Elite
2015 – Francisco Sartore (BRA) e Rosecler Costa (BRA)
2016 – José Belarmino (BRA) e Cláudia Porrini (URU)
2017 – José Belarmino (BRA) e Cláudia Dumont (BRA)
2018 – José Belarmino (BRA) e Cláudia Dumont (BRA)
2019 – Rodrigo Lobo (BRA) e Silvia Meyer (BRA)
2022 – José Belarmino (BRA) e Patrícia Franco (BRA)
2023 – Marten Van Riel (BEL) e Ellie Salthouse (AUS) – Elite
2024 – Santiago Ascenço (BRA)/Ana Augusta Barbosa (BRA)
Leia também: O Triatleta de Elite no Brasil | Sports 24×7