Em um domingo marcado por quebra de recordes, a corredora queniana Agnes Ngetich redefiniu os limites do atletismo feminino. Com apenas 22 anos, ela estabeleceu um novo recorde mundial na prova de rua dos 10km, realizada em Valência, Espanha.
A jovem atleta cruzou a linha de chegada em um tempo impressionante de 28min46s, tornando-se a primeira mulher na história a completar o percurso em menos de 29 minutos. Este recorde quebrou a marca anterior de 29min14s, estabelecida pela etíope Yalemzerf Yehualaw em 27 de fevereiro de 2022, em Castellón, também na Espanha.
Agnes Jebet Ngetich (10K Valencia Ibercaja) – Reprodução AW
Se não fosse pela primeira colocada, ainda sim a maratona contaria com um recorde mundial impressionante, protagonizado por Emmaculate Anyango, que acabou sendo a segunda mulher na história a cruzar a linha de chegada em menos de 29 minutos e fez um tempo de 28min57s. Enquanto as mulheres quebravam recordes, a corrida masculina foi dominada pelo campeão mundial de cross country de Uganda, Jacob Kiplimo, que venceu com um tempo de 26min48s.
Posts Relacionados
A campeã Ngetich, um dos principais nomes em sua modalidade, falou em entrevista que foi para a maratona com um objetivo claro em sua cabeça de conquistar o recorde mundial, mas ficou impressionada com seu próprio tempo. Apesar da felicidade e euforia, ela se prepara para competições importantes a seguir.
Agora, a competição será em Belgrado, que sediará o Campeonato Mundial de Atletismo Cross Country, no dia 24 de março. Além disso, fica a expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, principal evento do ano, onde buscará mais uma vez deixar sua marca no mundo do atletismo.