Seu treinador já deve ter lhe falado que começamos o ano ou a temporada pela base, certo?
E eu digo o mesmo, começamos o planejamento alimentar também pela base.
Mas por onde começar?
Sou a Carol Ferreira, ex nadadora profissional de natação em piscinas e águas abertas, atleta da seleção absoluta de piscina e águas abertas e ex 3 sargento do Exército Brasileiro, nutricionista formada a 14 anos e especialista em Nutrição Esportiva, Fisiologia do Exercício, Nutrição Ortomolecular e Fitoterapia e trarei muito conteúdo de nutrição de uma forma simples, leve e eficiente para vocês.
A base da Nutrição é ter boas escolhas todos os dias, pois não adianta nada comer brócolis somente uma vez na semana e se nomear saudável e o resto da semana passar longe das frutas, verduras, águas e outros alimentos saudáveis, isso não irá trazer benefícios para a sua saúde se fizer de forma isolada, precisamos de constância e de quantidades diárias de nutrientes para termos os benefícios de fato.
Devemos entender também que comer uma vez na semana aquele docinho, pizza ou a cervejinha está tudo bem se na maior parte do tempo você se alimenta de forma saudável e sem exageros, isso se chama equilíbrio e falarei muito sobre isso pra vocês.
Mas antes de falar sobre a base alimentar e quais grupos de alimentos devem fazer parte do seu dia a dia para ter performance dentro e fora da água, precisamos falar sobre PLANEJAMENTO ALIMENTAR.
Planejamento alimentar inicia-se com uma lista de alimentos que iremos comprar no supermercado, devemos pensar no processo até de fato estarmos mastigando e apreciando aquela comida gostosa e saudável e para ter energia nos treinos e provas.
Quando você está dando suas braçadas ou correndo pelo mundo, existiu um planejamento para isso acontecer, para se tornar automático e prazeroso precisamos de disciplina e um “cronograma” para seguir. Você precisa pensar na touca, óculos, toalha, maiô ou sunga, protetor solar, garrafinha, se vai ter itens para tomar banho, celular, carteira, que horas vai treinar, como vai fazer para se deslocar até o local de treino, quantas horas vai durar o treino, se vai ter alguma suplementação intra e pós treino, o que vai levar pra comer quando acabar o treino e muitos outros detalhes que estão automáticos na sua rotina e deixam as coisas leves.
- Corrida com Cachorro: Como Preparar o Seu Pet e Onde Correr
- Melhores Relógios para Correr: Performance e Praticidade no seu Pulso
- Corridas temáticas: personagens populares e temas criativos atraem um novo público para o esporte
- Runner’s High: Se você não tem um amigo viciado em corrida, esse amigo é você!
- Ultra BM 2024: A Maratona de Superação no Litoral Paulista
E pensando nesse raciocínio o planejamento alimentar se torna “simples”, vou colocar abaixo um cronograma com 6 passos que me ajudam muito na rotina alimentar da minha semana e de muitos pacientes que estão em acompanhamento nutricional comigo visando performance esportiva e qualidade de vida dentro e fora da água.
6 passos para ter um bom PLANEJAMENTO ALIMENTAR:
1- Estar alimentado para fazer uma lista de compras da semana
2- Fazer uma lista de compras dos alimentos que irá consumir durante a semana, hortifruti, açougue, alimentos não perecíveis e suplementos necessários
3- Escolher um dia para ir comprar ou pedir por delivery
4- Ter um dia para preparar ou pré-preparar esses alimentos
5- Organizar em potes de vidro e armazenar na geladeira ou em marmitas porcionadas no freezer
6- Desfrutar dessa organizar e ter mais tempo livre para descansar ou treinar
Na prática na minha casa funciona da seguinte forma: aos domingos de manhã após o café da manhã faço a lista de compras e em seguida vamos ao supermercado e compramos todos os alimentos que vamos consumir na semana, as segundas-feiras preparamos tudo e armazenamos na geladeira (dica refogue com alho, pois a cebola acaba azedando com 2 dias de preparo), vamos porcionando na hora da refeição e esquentando no micro-ondas.
Dessa forma otimizamos o nosso dia a dia e temos que lavar apenas os pratos e talheres, o que economiza muitoooooo tempo do nosso dia, além de sempre ter uma refeição saudável pronta e ao nosso alcance.
Faça o teste aí na sua casa, tenho certeza que irá gostar dessa praticidade. Não faça nenhum pré-julgamento de que é ruim ou dá muito trabalho, teste e veja como sua semana fica mais leve e organizada.
E sobre a base alimentar e quais grupos de alimentos devem fazer parte do seu dia a dia para ter performance dentro e fora da água, falarei no próximo texto NÃO PERCA.