Triatleta vence L’Étape Cunha e sai para correr em seguida

triatleta letape tour de france brasil cunha

Patricia Mendes foi a grande surpresa do L’Étape Cunha 2024. A triatleta venceu a prova que reuniu cerca de mil ciclistas amadores e profissionais neste domingo (7/4) na cidade de Cunha/SP. A vitória no percurso longo, em si já foi inusitada, porém não tanto quanto o pós-prova. Em preparação para o Ironman Brasil, ela saiu para correr 10k logo depois de cruzar a linha de chegada.

triatleta letape tour de france brasil cunha
L’Étape Cunha – Pódio Feminino no Percurso Longo (foto Divulgação)

“A minha planilha pedia 4h de pedal e 1h de corrida. Meu treinador não queria que eu viesse para a prova, mas insisti com ele que respeitaria o planejamento. Não esperava vencer”, diz a triatleta, que completou os 107km de prova em 3h57min, quase dois minutos mais rápida do que a segunda colocada, Marina Boite. Completou o pódio, Érika Soares.

Não foi a primeira vez que um triatleta apronta uma dessas. Em 2023, o ciclista e triatleta profissional Cameron Wurf (INEOS Grenadiers) correu uma meia maratona logo depois de competir a Paris-Roubaix, uma das provas mais duras e tradicionais do mundo.

PROFISSIONAIS DOMINAM PROVA MASCULINA

pódio letape cunha masculino
Pódio Masculino com destaques da Elite nacional

Com a presença do campeão brasileiro de estrada, Caio Godoy (Indaiatuba), do campeão do ranking nacional 2023, Igor Molina (Pinda) e de três ciclistas da equipe Swift Carbon, a única nacional com registro profissional UCI, a prova masculina viu uma intensa disputa. Foram múltiplos ataques e a vitória foi definida apenas nos metros finais, quando Bruno Lemes (São José dos Campos) ultrapassou o Caio Godoy para conquistar a sua vitória mais importante no ciclismo de estrada.

Lemes tem uma carreira no Mountain Bike e essa temporada priorizou o ciclismo de Estrada. Ele chegou ao centro de Cunha em um grupo com 4 ciclistas que perseguia o líder da prova, Alessandro Guimarães (Swift Carbon). Entretanto, Guimarães sofreu um problema mecânico na última curva. “Quando notamos que ele desceu da bicicleta, a disputa pela vitória ressurgiu para nós. O Caio [Godoy] até saltou na frente, mas tirei forças para buscá-lo e vencê-lo no sprint” diz Bruno Lemes, que bateu na trave algumas vezes até alcançar o lugar mais alto do pódio.

No percurso curto, com 59 km, Marcio Bigai (Famiglia) conquistou o bicampeonato. Enquanto no feminino, duas ciclistas da equipe carioca Dellas Cycling chegaram de mãos dadas. Foi Carolina Weber quem passou milésimos na frente. “Eu e a Ana [Luiza Real] fizemos a prova inteira juntas e ali nos metros finais decidimos passar na linha sem escolher quem venceria. A vitória hoje foi de nós duas”, diz a campeã, que só soube que venceu depois do anúncio oficial.

O L’Étape du Tour é uma franquia global de corridas de bicicletas inspiradas no Tour de France. O nome surgiu da oportunidade de os amadores correrem uma das 21 etapas da grande volta francesa. Quase mil participantes competiram o L’Étape Cunha, que abre as comemorações dos 10 anos da prova no Brasil. Em 2024, outros dois L’Étapes acontecem no Brasil: Rio de Janeiro (30/6) e o consagrado L’Étape Campos do Jordão (29/9).

Confira os resultados completos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.