O Corre Kilombo realiza no próximo sábado, dia 13 de abril, mais um encontro no Ibirapuera. Corrida, dança e um novo passo na inclusão de pessoas pretas em uma família do esporte.
A concentração é 7h30, em frente ao Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera. Os eventos são mensais e no último reuniu mais de 700 pessoas sob o slogan “O nosso corre é outro!”.
Ver essa foto no Instagram
O Corre Kilombo tem como proposta acolher todos os ritmos e todos os corpos. Da criança ao idoso. Não é sobre bater recordes, mas sobre pertencer e crescer com o coletivo. Ocupar e incluir, “com muito amor, sorrisos e alegria de estar junto”.
O evento é gratuito, para todas as idades e exclusivo para pessoas pretas, pardas e indígenas. Quem quiser participar precisa se inscrever antecipadamente no site.
Ver essa foto no Instagram
A expressão Kilombo
No Brasil, os Quilombos são conhecidos como comunidades formadas por ex-escravos e escravos fugidos, com regras próprias e líderes instituídos. Os quilombos foram importantes símbolos de resistência da cultura africana e luta contra a escravidão. Mesmo depois de mais de 100 anos da abolição da escravidão, muitos destes espaços continuaram resistindo. Atualmente existem comunidades quilombolas no país e segundo o último Censo, 1,3 milhão de pessoas se autodeclararam quilombolas.
A origem da palavra, de acordo inclusive com o Corre Kilombo, está associada com ‘local de descanso’. Para eles, o kilombo é ponto de encontro do grupo, que a partir da corrida, revive e renova as tradições de origem africana.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
AULA DE DANÇA (Baile Charme)
7:30 às 8:00h.
APRESENTAÇÃO EMPREENDEDORES
8:00 às 8:30h.
AQUECIMENTO
8:30 às 9:00h.
TREINO – CORRIDA/CAMINHADA
9:00 às 10:00h – 3km – Leve
ENCERRAMENTO
10:30h
Leia mais: Helen Medina e Nicolas Kosgei vencem Maratona de São Paulo (s24x7.com.br)