Maratona de Londres: recordes e história

2024 04 21T104431Z 302585445 UP1EK4L0TU55Z RTRMADP 3 ATHLETICS LONDON MARATHON 1713722293 1 Esportes

Mais de 60 mil pessoas ocuparam as ruas de Londres para a 74ª edição da Maratona de Londres. Os quenianos Peres Jepchirchir e Alexander Mutiso Munyao venceram a prova na Elite.

Peres Jepchirchir venceu uma disputa super acirrada no feminino. Quatro corredoras chegaram aos 500m finais sonhando com a vitória. Foi então que a campeã olímpica abriu espaço e saltou para a vitória.

2024 04 21T104431Z 302585445 UP1EK4L0TU55Z RTRMADP 3 ATHLETICS LONDON MARATHON 1713722293 Esportes

Depois de ganhar Boston e NY, ela coloca outra Major no currículo com muito estilo. 2h16min16s é o recorde mundial para maratona exclusivamente feminina. Isso acontece quando as mulheres largam primeiro e não contam com nenhuma ajuda dos homens para ditar o ritmo.

A prova foi tão rápida que não apenas ela, mas as outras três concorrentes passaram abaixo da marca anterior. Tigst Assefa e Joyciline Jepkosgei completaram o pódio.

RECORDE PARA BEKELE

No masculino, a disputa também foi muito emocionante, com um grupo chegando embolado até os 30 km, quando a prova começou a ser decidida. Foi o etíope Kenenisa Bekele que explodiu a corrida com uma aceleração em busca de uma inédita conquista em Londres.

bekele london marathon

Aos 41 anos de idade, entretanto, ele viu o queniano Mutiso Munyao muito forte nos últimos 3km, em um ritmo que ele não pode acompanhar. Como consolo, junto com o vice, Bekele superou sua marca pessoal e voltou a bater o recorde mundial para corredores acima dos 40 anos. 2h04min15s, apenas 14s acima de Munyao.O britânico Emile Cairess completou o pódio chegando 2min45s depois.

HOMENAGEM A KIPTUM

O campeão da prova Alexander Mutiso Munyao foi um dos muitos nomes que renderam homenagens ao seu compatriota Kelvin Kiptum, vencedor da Maratona no ano passado, recordista mundial e que morreu após um acidente de carro no Quênia dois meses atrás.

munyao kitpum london

Em sua primeira vitória em uma Major, Munyao disse que sempre leva Kiptum com ele no pensamento e que espera que o amigo esteja em um ‘bom lugar’.

Apesar da vitória, Munyao ainda não está segundo que esse resultado garantirá uma vaga em Paris2024. Atualmente, mais de 80 corredores quenianos têm o índice para os Jogos Olímpicos.

DANIELZINHO ABANDONA

Um tombo com 16km acabou com os planos do brasileiro Daniel do Nascimento, nosso representante na Elite. Ele sentiu uma forte fisgada de câimbras e ao cair, chocou muito forte o ombro. Com dores e notando o inchaço, ele ainda correu quase até o final, mas abandonou pedindo auxílio médico. Os primeiros exames não apontaram nenhuma fratura, mas ele deve investigar melhor assim que retornar ao Brasil.

O melhor brasileiro na prova foi Jamal Soufane, com 2h28min01s.O Brasil também conseguiu um 8º lugar com Vanessa de Souza, na categoria cadeirante (T53/T54). Ela percorreu os 42k em 1h50min43s.

Confira aqui os resultados completos

Leia também: Da Maratona ao Guinness: recordes exóticos em Londres | Sports 24×7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.