Na próxima semana começa o Giro d’Itália, a primeira das três grandes voltas do ciclismo mundial. Porém, neste domingo (28/4), o Brasil antecipa a festa com uma competição chancelada pela competição italiana, aberto à amadores e federados: o Giro d’Italia Ride Like a Pro.
A lógica é a mesma de outras franquias de granfondos. Uma tendência criada e consagrada pelo L’Étape du Tour desde 1994. Nasceu com intenção de dar aos amadores a chance percorrer uma etapa do Tour de France. Transformou-se em uma marca global que roda o mundo em busca de roteiros desafiadores com ‘clima’ World Tour. O L’Étape, por exemplo, realiza três eventos anuais no Brasil. Há versões similares da Vuelta España, GFNY, Giro de Rigo, das clássicas e muitos outros nomes.
A versão do Giro curiosamente não tem uma prova matriz na Itália, porém, além do evento em Campos do Jordão neste final de semana, já promove a marca e toda a linguagem da ‘corsa più dura del mondo nel paese più bello del mondo’ na China, Espanha, México, Equador e Estados Unidos.
NOVIDADES NO GIRO
Realizado pelo terceiro ano consecutivo, a prova traz um novo percurso em 2024, subindo a mais famosa e amigável subida da região, a Serra Velha de Campos. O percurso de 54k é o mais curto e exclusivo dos amadores. E não se engane, já é um belo desafio, com 1.000 metros de altimetria acumulada.
Campos do Jordão Serra Velha, Brazil
• Distance: 12.7 km, Elevation: 659 m, Avg. Grade: 5.2 %
Os dois traçados anteriores foram mantidos, 63k e 112k. Ambos com saída e chegada em Campos do Jordão, passando por trechos sem asfalto (gravel) e, claro, subidas desafiadoras. Uma novidade deste ano foi a subdivisão de todas as categorias entre amadores e federados. Havendo um mínimo de três atletas por categoria, a prova pode premiar até 60 pódios amadores e 40 federados.
TEMIDO PAIOL
Mas é no percurso ‘Lungo’ de 112k que mora o grande atrativo do evento: a desafiadora subida da Serra do Paiol, entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. A escalada é uma velha conhecida dos amantes do ciclismo de Estrada. Ela nem é tão longa: 5,7km. Mas sua inclinação média de 12%, com trechos de 25%, torna um enorme desafio simplesmente zerá-la sem descer da bicicleta. Uma batalha tanto física quanto mental sobreviver a tamanho desgaste. No mapa abaixo, a subida completa, com seu trecho inicial e um aclive intermediário.
Serra do Paiol, Brazil
• Distance: 7.2 km, Elevation: 782 m, Avg. Grade: 11.8 %
O atual bicampeão do Giro d’Itália Ride Like a Pro, o ciclista de Pinda e da Seleção Brasileira, Euller Magno tem o melhor tempo de subida no segmento do Strava, 23min04. Ele fez a marca em um desafio no começo deste mês para promover a prova. Um amador médio não faz em menos de 40 minutos.
Ver essa foto no Instagram
Nesta quarta-feira, a organização anunciou que o evento terá transmissão ao vivo na página de um dos patrocinadores no Youtube.
Para saber todos os detalhes da prova visite a página no Instagram.
Sobre o Giro d’Itália, a grande volta italiana, visite o site
Leia também:
Triatleta e ex-MTBiker vencem L’Étape Cunha 2024 (s24x7.com.br)
Pogacar e Van der Poel dividem monópolio nas clássicas | Sports 24×7