No último domingo, sob um céu perfeito, 1.800 nadadores se reuniram na Praia do Indaiá, em Bertioga, para desfrutar de um dia repleto de sol, amizade e esporte. A felicidade era evidente em cada rosto, impulsionada pelo sentimento de comunidade, pelos desafios pessoais e pela alegria de compartilhar aquele momento com amigos e familiares.
Poliana Okimoto, medalhista olímpica e membro do Hall da Fama da natação, emprestou novamente sua imagem ao evento. Sua participação incluiu nadar ao lado de um estreante, o sortudo Rafa Pereira, inúmeros autógrafos e pedidos de fotos, tão valiosas aos participantes quanto uma medalha.
Muitos nadadores encararam a Travessia Poliana Okimoto como uma oportunidade de superar seus próprios limites. A competição pelo pódio e pela superação de marcas pessoais foi acirrada, com novatos buscando conquistar o mar pela primeira vez e veteranos subindo etapas em trajetos mais longos.
Desde as provas de Aquathlon (1 km de natação e 5 km de corrida) até os desafiadores percursos de 2,5 km e 5 km, além das distâncias mais curtas de 1.000 m e 500 m, houve opções para todos os níveis de habilidade, incluindo os iniciantes.
A Arena montada na praia pela Vega Sports, organizadora do evento, ofereceu toda a estrutura necessária para atender aos participantes e acompanhantes que encheram a praia. Incluindo lojas, guarda-volumes, área infantil, posto médico e um espaço para fotos, onde os nadadores exibiam com orgulho suas medalhas. Os banheiros foram disponibilizados fora da área da praia, em respeito ao meio ambiente.
BELAS DISPUTAS
Apesar da atmosfera festiva, a competição foi acirrada. Como toda boa travessia, saber se orientar bem no mar é uma virtude tão importante quanto nadar rápido. Foi assim que Matheus Bertazzoli de Souza carimbou sua conquista no 1k. Ele fez a melhor trajetória e ainda contou com a irregularidade do seu rival direto na briga pela vitória. “Contornamos juntos a última boia e quando eu vi que ele tinha ido para o lado errado, tive certeza de que eu venceria”, conta o campeão.
Apesar do dia ensolarado e um mar sem ondas, as correntezas e o vento exigiram um ajuste na quilometragem das provas mais longas, que tiveram o circuito de 2,5k reduzido em 300m. Os mais rápidos nos 5k foram Luiz Felipe Freire Lebeis Pires e Vitoria Farabulini. Ambos com boa vantagem sobre os seus rivais. Farabulini ainda conseguiu o segundo melhor tempo geral, atrás apenas do próprio Luiz Felipe.
Uma dinâmica muito diferente da prova nos 2.5k, onde a disputa pela vitória só foi decidida na areia, com Alan Hatanaka confirmando o título com 9s de vantagem para Vinicius Gonçalves. Pablo Lourenço completou o pódio. No feminino, Anne Brumana venceu, seguida de perto por Bianca Macaira e Laura Beatriz da Silva.
No saldo final da prova, muitos sorrisos e ótimas histórias para contar. A Travessia Poliana Okimoto continua a crescer em popularidade, otimiza sua estrutura e constrói momentos inesquecíveis para iniciantes ou veteranos nas travessias aquáticas.
Confira os resultados completos no site