Top 10 Maiores Atletas na História da Natação Brasileira

gustavo borges e Esportes

Ricardo Chaves / Agencia RBS

Cesar Cielo? Gustavo Borges? Alguns nomes vêm imediatamente à cabeça quando pensamos em competições de natação, como mundial e olimpíadas. Mas a história do Brasil no esporte começa por volta de 1898, no Rio de Janeiro, onde teve início a primeira competição, composta por uma prova única de 1500 metros livres em mar aberto. 

Demorou um tempo para o Brasil começar a fazer parte do cenário internacional, já que sua primeira participação nas olimpíadas aconteceu só em 1920, e apenas em 1930 foram construídas as primeiras piscinas fechadas, exclusivas para treinamentos e competições. A primeira medalha olímpica chegou em 1952, pelos braços de Tetsuo Okamoto, em Helsinque. 

Agora, vamos ao que importa: 

10 – Tetsuo Okamoto

image 9 Esportes
Repordução Best Swimming

O primeiro medalhista olímpico brasileiro não poderia ficar fora da lista. Como valorização à história do país e um dos precursores do esporte, que provavelmente possibilita a presença do restante dessa lista, Tetsuo Okamoto foi bronze na olimpíada de Helsinque 1952. 

9 – Ricardo Prado

image 10 Esportes
Reprodução site oficial do Flamengo

Ricardo era um fenômeno da natação. Com 12 anos já integrava a delegação brasileira e conquistava medalhas. Com 17 anos, Pradinho, como também era chamado, bateu o recorde mundial nos 400m medley, sua especialidade. Sua medalha olímpica chegaria em 1984, com o segundo lugar nos mesmos 400m. Além do prata olímpico, Prado foi campeão mundial e campeão Pan-Americano em mais de uma modalidade. 

8 – Nicholas Santos 

image 11 Esportes
Reprodução William WEST / AFP

Especialista dos 50 metros borboleta em piscina curta, Nicholas já conquistou cinco medalhas de ouro em mundiais, é o atual recordista e um dos melhores atletas brasileiros do esporte. Com sua última conquista, o velocista se tornou o atleta mais velho a subir no pódio do mundial e como se não fosse o bastante, com uma medalha de ouro!

7 – Fernando Scherer (Xuxa) 

image 12 Esportes
Reprodução Shaun Best/Reuters

Um dos mais populares da lista, Fernando se destacava fora das piscinas por seu carisma e aparência, que lembrava a apresentadora Xuxa (motivo do apelido). O que não quer dizer que não tinha destaque nas competições, já que ele tem em sua carreira duas medalhas olímpicas e 11 medalhas de ouro juntando mundiais e Pan-Americanos. 

6 – Poliana Okimoto 

image 13 Esportes
Reprodução Speedo

Quando o assunto é águas abertas, Poliana foi o principal nome brasileiro e percussora na modalidade. A primeira medalha na história do país nas águas abertas chegou por seu trabalho, em um momento simbólico, nas olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Antes disso, também trouxe ao Brasil o ouro inédito no mundial. 

5 – Ana Marcela 

image 14 Esportes
Reprodução Reuters

Na mesma linha de Poliana, a atleta foi um pouco além e trouxe o primeiro ouro olímpico das águas abertas ao Brasil, em Tóquio 2020. Mas não para por aí, a nadadora coleciona medalhas de ouro, sendo 7 só em mundiais, desde 5 km até 25 km, mostrando sua versatilidade. 

4 – Daniel Dias 

image 15 Esportes
Reprodução/Facebook/@danieldias

100 medalhas. Daniel Dias coleciona em todas competições um total de mais de 100 medalhas! O maior atleta paraolímpico brasileiro e um dos maiores do mundo, tem incríveis 14 ouros em Paralimpíadas e 31 (!!) em mundiais. Não para por aí, das 33 vezes que o nadador disputou os jogos Parapan-americanos, simplesmente foi medalhista em todas. 

3 – Gustavo Borges 

image 16 Esportes
Reprodução JovenPan

Grande nome da geração mais vencedora do Brasil, junto ao Fernando Scherer, Borges tem 2 pratas e 2 bronzes olímpicos, 4 medalhas de ouro em campeonatos mundiais e 8 em Pan-Americanos, além de bater repetidamente recordes mundiais durante suas disputas. Sua relevância vai muito além das competições, já que é o segundo brasileiro a entrar no Swimming Hall of Fame e tem uma das principais redes de aulas de natação no Brasil. 

2 – Cesar Cielo 

image 17 Esportes
Reprodução Comitê Olímpico

Achou que ele seria o primeiro? Seu currículo com certeza é merecedor de um primeiro lugar, principalmente por conta do simbólico ouro nas olimpíadas de Pequim, em 2008, junto ao recorde olímpico. Além da inédita conquista para o Brasil, Cielo também acumula o maior número de medalhas em mundiais e só fica atrás de Borges se somados os Pan-Americanos.   

1- Maria Lenk 

image 18 Esportes
Reprodução HFNB

A influência de Maria Lenk rendeu a ela o primeiro lugar. A patrona da natação brasileira acumula feitos inéditos: aos 17 anos, já era a única mulher entre os 82 atletas na delegação brasileira para a Olimpíada de Los Angeles, em 1932. Por isso, também  se tornou a primeira sul-americana a disputar uma competição olímpica. Como se não bastasse, Maria é considerada a pioneira da natação moderna, por ser a primeira mulher a utilizar o nado borboleta em uma competição olímpica, em 1936. Posteriormente, em 1939, ainda chegou a bater dois recordes mundiais, feito inédito na época entre homens e mulheres no Brasil.

Atletas que merecem menções

Entre os nomes, a ordem poderia mudar de acordo com o ponto de vista, mas levando em questão a influência no esporte, em conjunto com conquistas, essa foi a ordem escolhida. O esporte não se resume a esses nomes e muitos atletas importantes na história da natação acabaram ficando de fora. 

Bruno Fratus, medalhista olímpico e um dos principais nomes brasileiros hoje, Joanna Maranhão, fenômeno do esporte, que assim como Ricardo Prado, fez sucesso muito nova, Guilherme Costa, um dos principais fundistas na atualidade, entre muitos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.