Ana Marcela Cunha conquista o bronze na prova dos 5k no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar.
A brasileira ficou atrás apenas da holandesa, Sharon van Rouwendaal que venceu a prova com 57min33s90 e da australiana, Chelsea Gubecka, medalha de prata 57min35s00.
Essa foi a 17ª medalha da Ana Marcela em Mundiais e o 8º Mundial seguido em que a atleta brasileira conquista ao menos uma medalha. A outra brasileira nos 5km, Viviane Junglubut, terminou na nona posição, com 57min52s90.
– Nossa meta era estar com a vaga garantida (para os Jogos Olímpicos Paris 24). Hoje ele (o treinador Fabrizio Antonelli) chegou para mim e falou: “cara, a gente fez o que tinha que fazer. Você tem que se divertir. E o que importa é quem toca primeiro”. Sabia que eu não podia chegar na Sharon, tive um pouco de frieza, aguardei o momento, fiquei junto com a espanhola (Maria de Valdes) no final. Para quando entrar no funil, nos últimos 50 metros, coloquei uma perna e nem sei de onde veio. Consegui me desvencilhar um pouquinho, chegar para o lado e vim pro lado da australiana para conseguir bater na frente – confessa Ana Marcela.
Ana é a atual campeã olímpica da maratona aquática e terá companhia brasileira para defender seu título em Paris-2024. Viviane Jungblut também conquistou uma vaga olímpica neste Mundial e vai nadar no Rio Sena. As duas brasileiras fizeram uma dobradinha no pódio na prova de 10km nos últimos Jogos Pan-Americanos, disputados em Santiago no Chile. Ana ficou com a prata, e Viviane com a bronze.