Foto: Pedro Ugarte / AFP
Usando como gancho a última matéria sobre “Top 10 maiores nadadores brasileiros da história”, vamos mostrar todos os atletas brasileiros presentes no International Swimming Hall of Fame.
O ISHOF é uma organização sem fins lucrativos que reconhece e homenageia os maiores nadadores da história. Foi criado em 1965 e fica localizado em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. Até o momento, apenas três nadadores brasileiros tiveram essa honra.
Maria Lenk
Maria Lenk é considerada a pioneira da natação feminina no Brasil. Nascida em 1913, ela foi a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada, nos Jogos de Paris, em 1924.
Lenk também foi a primeira mulher sul-americana a quebrar um recorde mundial de natação, nos 200 metros peito, em 1939. Ela ainda conquistou 18 medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, um recorde que ainda não foi superado.
Gustavo Borges
Gustavo Borges é um dos maiores nadadores brasileiros de todos os tempos. Ele participou de quatro Olimpíadas, entre 1992 e 2004, e conquistou quatro medalhas, incluindo uma de ouro nos 50 metros livre, em Sydney, 2000.
Borges também foi campeão mundial em quatro oportunidades, e conquistou 19 medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, um recorde que ainda não foi superado.
César Cielo
César Cielo é o único nadador brasileiro a quebrar um recorde mundial na piscina olímpica. Ele conquistou a marca nos 50 metros livre, em 2009, com o tempo de 20s91.
Cielo também foi campeão olímpico nos 50 metros livre, em Pequim, 2008, e conquistou uma medalha de bronze nos 100 metros livre, no mesmo ano.
Motivos para a eleição
Os três nadadores brasileiros eleitos para o Swimming Hall of Fame são reconhecidos por suas conquistas e contribuições para o esporte.
Maria Lenk é uma pioneira da natação feminina no Brasil, e sua história é um exemplo de superação e dedicação. Gustavo Borges é um dos maiores nadadores brasileiros de todos os tempos, e suas conquistas inspiraram gerações de atletas. César Cielo é o único nadador brasileiro a quebrar um recorde mundial na piscina olímpica, e sua marca é um marco na história da natação.
A eleição desses três nadadores para o Swimming Hall of Fame é um reconhecimento do grande legado que eles deixaram para o esporte brasileiro.