Derik Felix Afornali, que competiu como atleta de faixa etária em várias provas de longa distância testou positivo para Clomifeno, em 4 de outubro de 2022
A ITA (Agência Internacional de Testagem) divulgou no dia 06/02/2024 a notícia sobre a suspensão do triatleta brasileiro.
O atleta foi testado no dia 04/10/2022 no Havaí, no momento da retirada de kit. A substância encontrada foi o Clomifeno, que está dentro da categoria S4 Hormônios e Moduladores Metabólicos, Item 2 SUBSTÂNCIAS ANTI-ESTROGÊNICAS [ANTI-ESTROGENOS E MODULADORES SELETIVOS DOS RECEPTORES DOS ESTROGÊNIOS (SERMS)] na lista de substâncias proibidas da WADA.
A substância tem efeitos de aumento ou recuperação da produção de testosterona e, consequentemente, no aumento de massa muscular.
Sua suspensão, retroativa à data da prova e que vai até outubro deste ano, não foi apelada, com o ITA informando que ele concordou com as consequências.
Segundo a ITA Derik Felix Afornali não contestou a ADRV e concordou com as consequências propostas pela Agência. Um período de inelegibilidade de dois anos é a sanção padrão para substâncias específicas.
Desta forma o atleta está suspenso de todas as modalidades esportivas até o dia 03/10/2024 e todos os seus resultados após a data do teste foram cancelados.
O nome do atleta também já consta na lista de suspensão no site do Ironman Global https://www.ironman.com/anti-doping-sanctions-statistics