Copa do Mundo em Araxá confirma paixão pelo Mountain Bike

SI202404220016 Esportes
SI202404220093 Esportes
Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Araxá fechou bonito a passagem dos melhores mountain bikes do mundo pelo Brasil. Os quatro dias de evento na turística cidade de Minas Gerais reuniram mais de 40 mil visitantes.

Os números extraoficiais impressionam. Cerca de R$ 5 milhões arrecadados com ingressos, R$ 1 milhão em refeições na arena. Um evento volumoso e que, se depender das entidades governamentais, está garantido para os dois próximos anos. A Warner Bros, que detém os direitos do Whoop Mountain Bike Series ainda não se pronunciou.

Na técnica pista mineira, presença dos melhores nomes da modalidade, com medalhistas olímpicos e ex-campeões mundiais. Três ausências realmente notadas na pista: o britânico Tom Pidcock, campeão olímpico e mundial, a francesa Pauline Ferrand-Prevot, que também veste a camisa arco-íris nesta temporada e, claro, Henrique Avancini, grande destaque brasileiro, que se aposentou após o título mundial no ano passado.

SI202404220029 Esportes
Henrique Avancini esteve presente nas transmissões oficiais da prova (Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool)

Henrique, porém, esteve sempre presente tanto na etapa de Mariporã quanto de Araxá, ressaltando a importância destes dois eventos para a evolução do esporte no Brasil.

GAROTOS ENCONTRAM ESPAÇO

WhatsApp Image 2024 04 19 at 19.08.51 1 Esportes
Uma estrela! Riley Amos tem o apelido de Garoto Hollywood

Até pelas limitações logísticas de dois eventos em finais de semana consecutivos, um mesmo grupo de ciclistas competiu as duas etapas. Isso permitiu que os esportistas em bom momento aproveitassem o fôlego e a motivação de Mairiporã e replicassem o sucesso em Araxá. Assim, os quatro eventos da sub-23 (XCO e XCC, masculino e feminino) tiveram os mesmos campeões: o norte-americano Riley Amos (Trek) e alemã Kira BÖHM (CUBE). Os dois completaram a excursão no Brasil com 100% de aproveitamento e subiram muito no ranking UCI.

Os brasileiros foram muito bem na sub23 também. Com Alex Malacarne subindo ao pódio no XCO, no sábado, com um terceiro lugar. E com Giuliana Morgen chegando em 5º no Short Track. Ambos fazem parte de uma geração muito promissora do MTB brasileiro.

HALLY BATTEN DOMINA NO FEMININO

SI202404220082 hires jpeg 24bit rgb Esportes
Haley Batten brilhou em Araxá nas duas provas (Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool)

Em Mairiporã, Hally Batten (Specialized) andou com as melhores, mas conseguiu como melhor resultado um 3º lugar, se salvando depois de uma queda. Já em Araxá, a norte-americana estava implacável, conquistando as duas provas, o XCC e o XCO. Apenas 25ª no ranking UCI, Batten consegue sua primeira vitória na prova olímpica justamente em ano de Olimpíada. Um ânimo extra para a continuação da temporada.

KORETZKY VOA, MAS ANDREASSEN LEVA

WhatsApp Image 2024 04 21 at 20.59.36 1 Esportes
Andreassen vibra muito com sua primeira vitória no Brasil ©️WHOOP UCI Mountain Bike World Series

Campeão no XCC no sábado, o francês Victor Koretzky (Specialized) estava focado na vitória do XCO no domingo também. Outro ciclista que se divide entre o MTB e a Estrada, Koretzky ditou o ritmo da prova desde o início e selecionou o grupo até ficar sozinho na ponta. Porém, na última subida, ele sofreu uma pequena queda e na sequência precisou arrumar a corrente da bicicleta. Foi ultrapassado pelos rivais e levou a galera a loucura ao conseguir se reconectar.

Porém, tanto esforço custou ao valente ciclista um pouco mais de gás na disputa do sprint final. Melhor para o dinamarquês Simon Andreassen (Cannondale), que cruzou a linha com uma pequena vantagem sobre o francês. Com 26 anos de idade, Andreassen disse que não esperava a sua primeira vitória no XCO Elite aqui no Brasil. “Tanto tempo sem vencer e eu confesso que me surpreendi”. O terceiro lugar ficou com o companheiro de equipe do dinamarquês, o sul-africano Alan Haterly.

NOVÉ MESTO E OLIMPÍADA

O pelotão agora se reencontra no final de maio para a terceira etapa da Whoop Mountain Bike Series, na tradicional etapa de Nové Mesto, na Eslováquia. Este evento tem um valor ainda mais especial, por ser o último qualificatório para os Jogos de Paris 2024.

O Brasil deve ter uma vaga no masculino e outra no feminino. Depois das etapas por aqui, a disputa está muito acirrada entre Ulan Galinsky e Alex Malacarne. E ainda mais equilibrado entre Raíza Goulão, que não correu em Araxá, e Karen Olimpio.

Confira os resultados completos no site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.