O brasileiro Vinicius Rangel está oficialmente convocado por sua equipe, a espanhola Movistar, para a Paris-Roubaix no próximo domingo (7/4).
Campeão brasileiro de estrada em 2022, Rangel é o único representante do país no World Tour, categoria máxima do ciclismo mundial. Ele desembarca na França com 15 dias de corrida este ano, tendo largado na Austrália, Colômbia, Itália e Bélgica.
Ele será o quarto brasileiro na história da prova e marca o retorno do país ao evento ausente desde 2016. O ciclista Murilo Fischer tem o melhor retrospecto (22º em 2008) e o maior número de participações, com sete. Assista ao vídeo abaixo com Fischer atacando no famoso trecho da Floresta de Arenberg. Além dele, apenas Mauro Ribeiro (2 vezes) e Luciano Pagliarini (5 vezes) largaram na disputa.
Ia esperar para quinta-feira…
Na #parisroubaix 2008, @MuriloFischerMF 🇧🇷 atacou no Trouee D’arenberg, um dos trechos mais iconicos da prova. 2.4km e ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ de dificuldade (máximo). https://t.co/fDCKgyxhGT pic.twitter.com/wjuOOxV92x
— O País Do Ciclismo (@opaisdociclismo) April 2, 2024
A Paris-Roubaix é a mais relevante das provas de um dia do ciclismo. Também conhecida como Rainha das Clássicas ou Clássica das Clássicas, a competição conta com estradas de paralelepípedos meticulosamente preservadas no norte da França.
💪 Students from the Lycée Horticole de Raismes working to clean up the Haveluy section.
💪 Les élèves du Lycée Horticole de Raismes au travail pour nettoyer le secteur d’Haveluy.
🙏🏻 Un grand merci à eux pour leur précieux travail !#ParisRoubaix pic.twitter.com/HMaM1HpUhx
— Paris-Roubaix (@parisroubaix) April 2, 2024
O evento é reconhecido como “Inferno do Norte”. O apelido tem origem na história centenária da prova, realizada desde 1896, já que essas estradas foram palco de sangrentas disputas durante a Primeira Guerra Mundial e boa parte do estrago pode ser notada nas edições seguintes. A dificuldade do percurso, principalmente com clima chuvoso, torna ‘Inferno do Norte’ um codinome ainda pertinente nos dias atuais.
A 121ª Paris-Roubaix tem transmissão ao vivo no Brasil pela ESPN e pelo app Star+ a partir das 9h30. No sábado acontece a 4ª edição da versão feminina, a partir das 10h30.